Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enem tem mais de 90 mil candidatos inscritos no MT

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (15) e faltando dois dias para o término do prazo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registrou mais de 4 milhões de candidatos inscritos em todo o país. Em Mato Grosso, este número chega a 90.822 candidatos.

 

Os três estados que registram maior procura são, respectivamente, São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). Segundo avaliação do Inep, a curva de demanda obedece quase que a mesma variação do ano passado. A expectativa é de que o volume de inscrições cresça nos últimos dias.

 

A taxa de inscrição para participar do Enem custa R$ 35. Estão isentos alunos que concluem o ensino médio em 2012 em escolas públicas. Nos demais casos, o participante pode pedir isenção declarando-se pertencente a família de baixa renda. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (15) por meio do site oficial do programa. O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 3 e 4 de novembro em 1.612 municípios brasileiros.

 

Adesão


Em Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) aderiram ao Sistema de Unificação Unificada (Sisu), do governo federal, como única forma de acesso às vagas dos cursos de graduação. Desde o ano de 2011, a UFMT reserva 50% das vagas ofertadas em todos os cursos para cotistas. Destas, 30% das vagas são para estudantes que cursavam todo o ensino básico em escolas públicas e 20% para estudantes negros também de escolas públicas.

 

Já na Unemat, 100% das vagas serão somente para o ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. Desse total de vagas, segundo a assessoria da Unemat, pelo menos 50% serão reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial da Unemat.

 

 

FONTE: www.globo.com