Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Distribuição de Renda - Gustavo Rheinheimer – Simulado Dom Bosco

 

Vivemos atualmente num mundo regido pelo sistema capitalista. Esse sistema divide a sociedade em três classes: classe alta (ricos), classe média (intermediário) e a classe baixa (pobres). Ao analisar a classe alta e baixa, verificamos que há uma desigualdade muito grande entre elas. O governo já tem feito muitos programas sociais para elevar esse povo que vive na miséria, mas parece que o caso está longe de ser resolvido.

Podemos citar o Brasil como exemplo. Em nosso país, na grande metrópole de São Paulo, podemos ver a desigualdade social nas ruas. De um lado grandes prédios e centros empresariais, de outro, as favelas e as suas estruturas precárias, onde há pessoas que vivem na miséria absoluta. Outro exemplo, mais distante de nossa realidade, são os nordestinos, que por viverem em regiões como clima semi-árido, não conseguem produzir na agricultura e sofrem o problema da escassez de água. Não tendo onde tirarem sua fonte de renda vivem também em estado alarmante.

Hoje muitos projetos governamentais como Bolsa Família, implantado no Brasil pelo governo Lula; o Bolsa Escola, Prouni e outros que beneficiaram milhões de pessoas por todo o país gerando renda, moradia, saúde e educação. Dados do IBGE mostram que milhares de pessoas e famílias saíram da miséria em que viviam e, por meio dessas oportunidades fornecidas pelo governo, elevaram o nível social e estão desfrutando de bens materiais que antes seria impossível obter.

Dessa forma, acredito que o governo tenha ajudado muito as famílias pobres, porém essa iniciativa não cabe apenas ao governo. Essa iniciativa deve partir dos órgãos privados também, promovendo projetos de ajuda social á caridades, orfanatos, centros de ajuda e projetos que podem realizar diversas formas de inclusão social. Há empresas grandes que já possuem projetos como esses, assim como projetos ambientais. Mas mesmo com tudo isso, o caso da desigualdade está longe de ser solucionado, e é mais um problema que o Brasil precisa enfrentar, de braços unidos, para que haja o desenvolvimento e igualdade a todos.

 

 Nome: Gustavo Eduardo Rheinheimer  - 1º ano A – Ensino Médio - Simulado Dom Bosco.