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Proposta Pedagógica

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: Lugar de aprender brincando

 

             A educação brasileira passou por grandes acontecimentos históricos que marcaram profundamente a educação infantil.

Durante esse processo histórico seu atendimento passou de assistencialista e higienista, para uma educação que prima pelo desenvolvimento de habilidades e competências, levando em consideração a individualidade, a singularidade e o desenvolvimento de cada estudante, proporcionando a possibilidade de desenvolvimento integral de cada ser, tanto no seu aspecto social, quanto físico, intelectual, psicológico e afetivo.

Considerando os fundamentos legais que regem a educação Infantil, trabalhamos com a proposta pedagógica sóciointeracionista, visando à interação do sujeito com o meio, considerando a peculiaridade de cada aluno.

Com essa concepção, a metodologia se embasa em projetos, que são os norteadores do trabalho, com ênfase maior na ludicidade, pois por meio das brincadeiras e experiências as crianças se desenvolvem e aprendem a partir de situações cotidianas, construindo sua autonomia, identidade e a imagem de si e do universo que a cerca.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL: valores, saberes e fazeres para a vida

 

 

 A proposta de trabalho do ensino fundamental tem como eixo maior as necessidades do estudante para atuar na sociedade moderna que exige não só conhecimentos científicos, mas conhecimentos sociais, afetivos, políticos e econômicos.

 Sendo assim, todo o trabalho deverá partir de uma metodologia dinâmica, onde os estudantes em parceria com os professores possam ser sujeitos nesta construção. A pesquisa, o estudo em grupo, os seminários, os debates, as resoluções de situações -problema, a construção de maquetes, a parceria com outras instituições serão peças fundamentais na realização deste trabalho.

 

No final desta etapa de ensino é fundamental que os alunos sejam capazes de:

 

* Adotar no dia-a-dia atitudes de solidariedade e cooperação, como fruto de sua compreensão de cidadania;

* Utilizar o diálogo como forma de mediação e tomada de decisões;

 * Conscientizar-se de sua dependência e responsabilidade na contribuição da melhoria de seu ambiente;

* Utilizar as diferentes linguagens para expressar idéias;

* Conhecer a si mesmo, sendo tolerante com suas limitações e perseverantes na busca do aprimoramento pessoal.

   

 

ENSINO MÉDIO: Aprimoramento do educando como pessoa humana e orientação para a carreira profissional.

 

 

Inspirada nos princípios da Constituição Brasileira e da Legislação do Ensino: a educação, dever da família, do Estado, e das instituições de Ensino de iniciativa privada, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, igualdade, bem estar social e ao respeito à natureza tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, sua formação humanística, cultural, ética, política, científica, artística e democrática.         

 

Esta modalidade de ensino constitui-se como a última etapa da educação básica brasileira. Isso permite entendê-la como uma retomada de todos os conhecimentos trabalhados nas modalidades anteriores. O que não quer dizer que a entendemos como uma repetição memorística, mecânica, sem significado real para o aluno.

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação dentro desta unidade de ensino terá uma nova face, a de ser um exercício de meta-aprendizagem, transformando-se em um instrumento do aprender, com o objetivo de promover aprendizagem significativa.

Na verdade será um instrumento capaz de permitir ao aluno a tomar a consciência da evolução de sua aprendizagem. Através dessa reflexão, o aluno toma consciência de onde partiu, o que construiu e como construiu, podendo fazer e refazer caminhos numa permanente atitude investigativa diante do conhecimento.